Voltar à página principal                                                          

 

METODOLOGIA DA CIÊNCIA

 

 

FONTES RECOMENDADAS:

 

 

 1.  O mundo assombrado pelos demônios

CARL SAGAN

Companhia das Letras

         Sem sombra de dúvida, o livro mais central desta bibliografia. Numa síntese tremendamente acurada e agradável, Carl Sagan (considerado por muitos como o maior divulgador de ciência de todos os tempos) faz uma exposição do método científico e da maneira como ele é sistematicamente ignorado pela maior parte da população. Isso tem contribuído para produzir pessoas desinformadas e sem capacidade crítica, o que para Sagan constitui grande perigo para a sociedade como um todo. A forma apaixonante e lúcida com que ele descreve e faz a defesa da ciência tornaram seu último livro uma referência para cursos de metodologia e divulgação científica.

 

 2A arte da pesquisa

W.C. BOOTH, G.G. COLOMB E J.M. WILLIANS

Martins Fontes

         Fugindo dos clássicos livros de metodologia científica que fazem uma descrição fria e muitas vezes prolixa, aqui se tem um excelente manual prático. Detalhes sobre a rotina de uma pesquisa são esmiuçados e uma orientação bastante consistente e útil torna este livro indispensável para todo pesquisador.

 

 3Como vencer um debate sem precisar ter razão

ARTHUR SCHOPENHAUER (Introdução, notas e comentários de Olavo de Carvalho)

Topbooks

         Certamente um dos livros mais polêmicos e instigantes desta lista. É um verdadeiro “manual do vigarista”. E justamente por isso, é de leitura obrigatória. Não como guia de fato, mas como um detector de estratégias que fazem uso de elementos irracionais ou ilógicos. Schopenhauer conseguiu fazer uma síntese que até hoje se mostra perfeitamente aplicável (como se pode observar no discurso de muitos políticos). É preciso lembrar que a ciência não é uma arena fria e imparcial como muitas vezes se pensa, mas apenas mais uma faceta da sociedade, composta de seres humanos com virtudes e defeitos (incluindo vaidade).

 

 4. Metodologia Científica

MARINA DE ANDRADE MARCONI & EVA MARIA LAKATOS

Atlas – 3ª edição.

         Tradicional livro que sistematiza a teorização sobre metodologia da ciência. Bastante completo, aborda múltiplos aspectos do assunto.

 

 5. O signo de três

UMBERTO ECO & THOMAS A. SEBEOK

Editora Perspectiva

         Neste livro em que o famoso semiólogo Umberto Eco é o autor do último capítulo, vemos uma análise sob diferentes prismas de Sherlock Holmes e seus métodos. Esse estudo ganha relevância quando lembramos que a ciência e a arte da investigação criminal guardam algumas semelhanças bastante interessantes. E para aqueles que ainda não sabem: o ilustre detetive foi inspirado em uma figura real do universo de Conan Doyle, o Dr. Bell, um médico com extraordinária capacidade de observação e de raciocínio.

 

 6. A impostura científica em dez lições

MICHEL DE PRACONTAL

Editora Unesp

         Livro um pouco irregular na qualidade dos capítulos, mas cuja proposta é muito atual: denunciar as imposturas científicas desta época. Tomando vários casos diferentes em que pessoas tentam se apropriar do rótulo “ciência” para dar credibilidade à suas idéias/métodos/projetos/seitas, Pracontal desmascara essas imposturas e indica suas incongruências. Um ótimo exercício de crítica.

 

 7. Introdução à Bioestatística

SONIA VIEIRA

Editora Campus

         Quer se goste ou não, a estatística é fundamental para o método científico. Geralmente as pessoas ligadas à área de saúde admitem certa dificuldade com as abstrações e com a matemática que este campo exige, mas é preciso lembrar que grande parte da sustentação para que ocorra um progresso sólido da ciência está embasado aqui. Este livro da professora Sonia Vieira coloca a estatística de maneira objetiva e acessível, usando exemplos didáticos que valem mil abstrações.

 

 8.  Desvendando o arco-íris: ciência, ilusão e encantamento

RICHARD DAWKINS

Companhia das Letras

         Um livro que vai na mesma linha que o de Carl Sagan, embora não seja tão completo e coeso quanto aquele. Dawkins é um dos maiores defensores da ciência e do método científico na atualidade, e faz essa defesa com uma linguagem extremamente sedutora e convincente. Aconselho a leitura não só deste, mas dos outros livros dele, como “O gene egoísta” e “A escalada do monte improvável”.

 

 9.  O umbigo de Adão

MARTIN GARDNER

Ediouro

         Colunista da Scientific American por mais de 25 anos e autor de uma obra extensa na área, Gardner apresenta aqui algumas das maiores fraudes da ciência. E estudar o porquê de elas terem acontecido e ainda estarem acontecendo ajuda a construir um espírito crítico e atento.

 

 10. A comunicação científica

A.J. MEADOWS

Briquet de Lemos

         Tão importante quanto fazer boa ciência é COMUNICAR a boa ciência. É preciso recordar que, na maior parte das vezes, depende-se de financiamentos públicos ou privados para levar a cabo uma investigação. E saber descrever de maneira convincente a importância de sua pesquisa é um caminho essencial para se obter suporte. Embora este livro não seja um “manual” de comunicação, ele constitui um bom estudo sobre comunicação científica, ajudando a compreender melhor essa parte “essencial do processo de investigação científica”

 

 11. Como a mente funciona

STEVEN PINKER

Companhia das Letras

         Por que precisamos ter vigilância constante sobre nossos julgamentos? E por que é tão fácil as pessoas acreditarem em coisas sem fundamento? Entender como nossa mente funciona e como foi moldada pela evolução é um dos caminhos mais interessantes e perturbadores da moderna psicologia evolucionista. E nos ajuda a responder questões como as acima formuladas. Um livro excelente com ótima linha argumentativa.

 

 12. SKEPTIC MAGAZINE

MICHAEL SHERMER

         Não é um livro, mas um periódico editado pela Skeptics Society. Com uma abordagem mais descontraída e leve que os periódicos tradicionais, traz artigos e resenhas de assuntos referentes à ciência e às mistificações de nossa época atual. Em inglês.

 

 

 

                                                         Voltar à página principal                                                          

 

© 2004 - Todos os direitos reservados.

A literalidade e o desenho desta página estão legalmente registrados.