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Carta de repúdio ao plágio:

(para entender o contexto, volte para a página inicial  sobre plágio - link acima)

 

 

"  À Coordenação XXXXXXXXXX

 

Estou devolvendo as monografias intituladas "XXXXXXX".

Essa devolução ocorre pelos motivos que se seguem e que estarão dispostos ao longo do texto abaixo.

Considero que o trabalho de monografia para a conclusão de curso é uma etapa extremamente importante para a formação dos nossos alunos. Por isso, é com tristeza que constatei que o trabalho da aluna XXXXXXX foi parcialmente plagiado da tese intitulada "XXXXXXX" de XXXXXXX, fazendo parte do acervo da biblioteca do XXXXXXX. Fotocopiei em parte a referida tese (introdução/material e métodos/discussão) e fiz uma comparação LINHA POR LINHA, constatando que mais de sessenta parágrafos dos três tópicos eram OU EXATAMENTE IGUAIS, ou diferentes por uma única palavra ou por erros de datilografia.

Sou professor nesta casa há XX anos e já participei de várias bancas de monografias e de teses, além de ter sido orientador de monografias. Portanto, já estive nos dois lados do balcão, e aprendi que julgar não é fácil para aqueles que não querem cometer injustiças. E dado as deficiências que os atuais alunos de graduação possuem (alunos de qualquer escola), aprendi também a ser compreensivo com essas deficiências técnicas, pois de uma maneira ou de outra esses trabalhos representam o empenho e a dedicação do aluno. No entanto, considero inaceitável que um aluno cometa PLÁGIO do trabalho de outra pessoa, ainda que parcial; esse tipo de conduta coloca em suspeição mesmo o que aparenta não ter sido copiado. Lembro que isso é uma infração da lei nº 9.610, de 19.02.98, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, publicada no D.O.U. de 20.02.98, Seção I, pág. 3 por decreto do então presidente FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Gostaria de enfatizar ainda que, caso seja um "plágio autorizado", se é que essa hipótese é razoável, não se escapa da questão de que copiar trabalho alheio (ainda que em partes) e apresentá-lo como seu é um desvio moral tão afrontivo que dispensa maiores considerações.

Gostaria ainda de colocar que não tenho como questionar o trabalho de bancada da referida aluna, mas o fato dela ter mérito nesse ponto NÃO A EXIME da responsabilidade de que grande parte da construção do trabalho (busca de referência bibliográfica, compilação das informações, redação/revisão) seja uma cópia de outro trabalho de outro autor. Segundo esse raciocínio muitas vezes evocado em casos como esses, o fato de se estar certo em um ponto legitima que haja uma transgressão em outro. Isso constitui um raciocínio errôneo que tenta ligar fatos independentes para justificar impropriedades. A questão é que a monografia é um trabalho global e multifacetado, e é dessa forma que deve ser julgado.

É evidente que tenho o conhecimento que muitas vezes os alunos copiam trechos de trabalhos alheios, o que também não está correto, mas que não compromete o trabalho porque se restringe a uma ou outra linha ou no máximo a um parágrafo. Não uma seqüência quase ininterrupta de dezenas de parágrafos. E no caso da referida aluna a cópia foi feita de uma ÚNICA FONTE, o que reforça minha análise.

Com relação ao trabalho do aluno XXXXXXX, não posso afirmar que ocorreu o mesmo problema observado no trabalho da aluna XXXXXXX, inclusive porque não fiz as mesmas verificações, que são trabalhosas e demoradas. Mas por se tratar da mesma orientadora e pelos trabalhos tratarem de temas intimamente relacionados, considero constrangedor estar participando do julgamento desse aluno.

Quero ainda salientar que, se a aprovação de um aluno que agiu dessa forma não parece trazer grandes conseqüências aos olhos de alguns, lembro que isso constitui uma injustiça com todos os outros alunos que fizeram monografias exclusivamente apoiando-se em sua própria capacidade. Esses trabalhos, ainda que modestos e muitas vezes com deficiências, são uma expressão honesta do empenho e da dedicação desses alunos. E mais do que isso, foram significativos para eles, pois os obrigaram a superar suas dificuldades e a enfrentar as críticas pelos seus erros. Isso é aprendizado. E isso, considero, é um dos objetivos mais importantes desse trabalho de conclusão de curso. Dito isso, deixo a cargo da coordenação XXXXXXX o encaminhamento dessa questão, pois na minha opinião o trabalho da aluna XXXXXXX nem deve ir a julgamento. Isso seria considerar legítimos os procedimentos adotados, já que haveria a chance de aprovação.

Segue em anexo fotocópia da tese que serviu como fonte. Inicialmente comecei grifando os trechos idênticos, mas dada a extensão da cópia, passei a numerá-los de maneira que os números na monografia da aluna sejam encontrados na fotocópia anexa nos trechos iguais.

Lamento ter que ser o mensageiro de más notícias, mas não posso tomar atitude diferente desta que se encerra nestas linhas. Inclusive, mas não só, para ser justo com todos os julgamentos que já fiz até hoje.  "

 

 

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