S                                                         Voltar à página principal                                                          

 

Brasil Portugal Angola Moçambique Guiné-Bissau Cabo Verde São Tomé e Príncipe Timor-Leste

 

Filosofia desta página

 

Esta página não pretende ser uma fonte de conteúdo literal acerca dos microrganismos, pois qualquer bom livro de MICROBIOLOGIA sobrepuja quaisquer tentativas pessoais de centralizar informação dessa forma.

O que se pretende aqui é fornecer uma instrumentalização que permita organizar o conhecimento e facilitar a sua compreensão e acesso. Isso é feito através de resenhas de livros de divulgação popular da ciência, bibliografias comentadas, listas de links relevantes, avaliação crítica de fontes de informação, abordagens de tópicos ligados à ciência mas pouco explorados (plágio, credibilidade das fontes de informação, editoriais diversos, etc.) e fotos originais de microrganismos e materiais de laboratório, além de informações visuais e esquemas didáticos. Entrevistas com notáveis de áreas específicas também estão programadas, o que fornece uma maneira mais dinâmica, atual e diversificada de expor determinados campos do saber.

E embora o idioma da ciência atualmente seja o inglês, esta página tentará valorizar a língua portuguesa como fonte facilitadora de acesso às pessoas que falam o português. De acordo com dados da Unesco1 , o português é falado por 220 milhões de pessoas em oito países espalhados por quatro continentes. Oitava língua mais falada do mundo2 , é também a quarta língua mais usada na Internet3. E é também a língua nativa do autor destas linhas (na parte superior da página estão representadas as bandeiras dos países de língua portuguesa).

Além disso se tentará, na medida do possível, fornecer e explicitar as fontes de acesso gratuito ao conhecimento científico, pois essa facilitação é fundamental para a divulgação da ciência.

Dessa forma, pretende-se estimular o senso crítico e ajudar na tarefa que atualmente é central no ciberespaço, que é  selecionar, organizar e integrar a informação dentro do campo da MICROBIOLOGIA  e da CIÊNCIA em geral.

 

                                                           Alexandre Lourenço

 

 

 

1 - http://portal.unesco.org/ci/en/ev.php-URL_ID=16476&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html)

2 - http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001308/130800e.pdf

3 - http://www.teiaportuguesa.com/webquestslinguaportuguesa/nasgalaxiasdaslinguasdomundo.htm

 

 

                                                         Voltar à página principal                                                          

 

 

© 2004, 2005, 2006 - Todos os direitos reservados.

A literalidade e o desenho desta página estão legalmente registrados.