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Como fazer um trabalho de

conclusão de curso

( TCC / Monografia )

 

 

          Estas orientações destinam-se exclusivamente aos trabalhos de conclusão de curso baseados em levantamentos bibliográficos. Aqueles que envolvem experimentos e parte prática são abordados em "Como fazer um Iniciação científica" (link ainda fora do ar). Vale lembrar que, embora baseadas em bibliografia consagrada e conceitos fundamentais, há um pouco de visão pessoal acerca do que considero um trabalho de conclusão de curso e a postura que um aluno deveria assumir para realizá-lo. É bom alertar também que montei este guia para os meus alunos, mas o fiz de forma genérica o suficiente para que qualquer um pudesse usá-lo, desde que não se esqueça de adaptar pontos  particulares à sua demanda pessoal.

 

 

1. SIGNIFICADO

       Infelizmente certos estudantes encaram como uma chateação os trabalhos de final de curso, fazendo tudo que estiver ao seu alcance para burlar o esforço e o trabalho que esse tipo de atividade exige. No limite (e com freqüência cada vez maior), alguns alunos simplesmente copiam trabalhos dos outros, o que é imoral e ilegal (1). No passado eu tinha a conduta de me abster de julgar trabalhos plagiados, pois acreditava que eles não deveriam sequer entrar em julgamento. Mas ao observar que em determinadas circunstâncias os plagiadores não só não eram punidos como eram aprovados, minha atual postura é REPROVAR qualquer aluno, seja ou não meu orientado, que tiver plagiado (copiado no todo ou em parte) trabalhos alheios. 

 

       Sei que muitos casos de cópia não são detectados e seus autores escapam ilesos da merecida punição. Eu lamento que isso aconteça, mas nós professores só recentemente estamos tendo que lidar com esse problema do plágio, pois antigamente era mais difícil alguém se dar ao trabalho de fazer uma cópia ipsis literis e mais difícil ainda detectar a fraude. Hoje os computadores permitem que até uma criança de oito anos faça um "copy/paste" em um site e imprima um trabalho alheio como seu (correspondentemente, é muito mais fácil detectar essas fraudes com softwares que rastreiam cópias).

 

       Mas esse lado sombrio da atividade docente não é maioria e não pode eclipsar os bons objetivos desse tipo de trabalho para a maioria dos estudantes.

 

       Uma monografia é o fechamento do curso do aluno. Deveria ser o espelho que refletisse seus interesses atuais, suas ambições futuras e também sua formação, tanto ética quanto técnica. É bom lembrar que ele ficará à disposição do público em bibliotecas que podem ser acessadas tanto fisicamente quanto virtualmente. E quando bem feito, pode até se transformar em artigo publicado em algum periódico científico regional, e isso é uma excelente forma de começar um bom currículo.

 

 

 

2. TEMA & ORIENTADOR

       Muitos alunos me procuram completamente perdidos com relação ao tema da monografia. O que costumo sugerir é que identifiquem as DISCIPLINAS  que eles mais gostaram e também os PROFESSORES com os quais mais se identificaram. Assim como não é útil trabalhar em cima de um tema interessante com um professor desinteressado, é um problema suportar um assunto indigesto, mesmo tendo um professor dedicado na orientação. Embora possa parecer fácil escolher um tema entre tantos, uma decisão certeira facilita a vida do aluno, pois prepara o caminho para especializações, pós-graduações ou estágios futuros. 

 

 

 

3. VONTADE

       Não é raro alguns alunos acharem que podem fazer uma monografia em uma semana (ou em um final de semana). Monografia não é relatório de aula prática e nem trabalhinho de disciplina. É um trabalho de grande fôlego que exige muita leitura (em INGLÊS, inclusive (2) ) reflexão, organização e capacidade de articular as idéias em um texto escrito. Portanto, é necessário VONTADE SINCERA de fazer um bom trabalho e muita seriedade para que as boas intenções se materializem.

 

 

 

Em breve, continuação:

 

6. NORMAS FUNDAMENTAIS

7. NORMAS ESPECÍFICAS

8. BIBLIOGRAFIA

9. APRESENTAÇÃO PÚBLICA

10. OUTRA PÁGINAS QUE ABORDAM O ASSUNTO

 

___________________________________

(1) - Para ler um relato pessoal sobre isso e uma breve discussão técnica sobre o plágio, acesse www.microbiologia.vet.br/plagio.htm

 

(2) - É impensável um aluno iniciar sua monografia sem conseguir ler um texto científico em inglês. Algo como 80 a 90% da ciência mundial relevante estão nesse idioma, quer gostemos dele ou não.

 

 

 

 

 

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